Trem que não precisa de trilhos é lançado na China
- Redação
- 13 de jan.
- 2 min de leitura
Tecnologia de trilho virtual faz parecer que tem flutua

As enormes cidades chinesas representam um desafio significativo para as autoridades em termos de mobilidade urbana. Para resolver este problema, a China está implementando soluções inovadoras para melhorar o transporte de passageiros. Um exemplo é o Autonomous Rail Rapid Transit (ART), o primeiro trem do mundo que não requer trilhos físicos. Este veículo revolucionário adota tecnologia de trilhos virtuais, marcando uma nova era para o transporte urbano eficiente e sustentável.
Desenvolvida pela CRRC Corporation, a tecnologia do trem sem trilhos utiliza um sistema de detecção magnética no solo, que permite ao veículo se guiar automaticamente. O trem opera com pneus de borracha sobre trajetórias predefinidas, essencialmente seguindo trilhos virtuais. Isso elimina a necessidade de um condutor, permitindo que ele circule em vias convencionais, ao lado de veículos comuns. Um sistema autônomo de detecção de pedestres e obstáculos ajuda a evitar acidentes.
Com uma velocidade de até 70 km/h, o trem sem trilhos é considerado por especialistas uma alternativa para aliviar o trânsito urbano e revitalizar áreas suburbanas. Atualmente, o trem funciona a combustão, mas há planos para eletrificá-lo através do solo. A expectativa é que essa inovação ajude a China a atingir suas metas de desenvolvimento sustentável, reduzindo emissões de gases de efeito estufa. Países como Zimbábue, Catar e Austrália também demonstram interesse em investir nessa tecnologia.
A CRRC Corporation incorporou uma novidade ao usar rodas de borracha com núcleo plástico, um modelo exclusivo. Estima-se que o trem sem trilhos tenha uma vida útil de cerca de 25 anos e possa acomodar até 300 passageiros em sua composição de 32 metros de comprimento. Em vez de trilhos físicos, o trem segue linhas pontilhadas pintadas nas estradas, com sensores avançados para detectar o pavimento e coletar informações importantes durante a viagem.
Com um design inovador, o trem com trilhos virtuais é visto como uma evolução do transporte público tradicional, assemelhando-se mais a um bonde do que a um ônibus. Sua capacidade de operar independentemente de trilhos físicos e a configuração de duas cabeças permitem que funcione como um metrô, eliminando a necessidade de manobras para mudar de direção.
Este avanço representa uma melhoria significativa para a cidade de Zhuzhou, que tem uma população de aproximadamente 4 milhões de pessoas, oferecendo uma solução de transporte moderna e eficiente. Além do trem sem trilhos, a Europa está desenvolvendo o Hyperloop, que aposta na levitação magnética para promover viagens mais rápidas. Este trem moderno flutua sobre ímãs dentro de um tubo a vácuo, para minimizar a resistência do ar. Equipado com dois motores—um para levitação e outro para propulsão—o Hyperloop pode atingir velocidades de até 1.000 km/h. A tecnologia do Hyperloop já está sendo explorada em países como China e Abu Dhabi, nos Emirados Árabes Unidos.
Fonte : Click Petróleo e Gás
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