Chá verde faz bem à memória e melhora o sono
- Redação
- 15 de jan.
- 2 min de leitura
O chá ainda reduz o estresse, aumenta a concentração e ajuda no ciclo de sono profundo

O chá verde é uma das infusões mais populares e benéficas para a memória, consumida tanto no Ocidente quanto na Ásia, onde é produzido há séculos.
Composto por polifenóis, cafeína, minerais e vestígios de vitaminas, aminoácidos e carboidratos, seus efeitos positivos na memória dependem do método de processamento utilizado durante sua produção.
Os chás podem ser categorizados em três tipos de acordo com o nível de fermentação: verde (não fermentado), oolong (semi-fermentado) e preto (fermentado). O chá verde é elaborado pela secagem das folhas a altas temperaturas, o que inativa as enzimas oxidativas e preserva o conteúdo de polifenóis, destacando-se as catequinas.
De acordo com um estudo publicado no “Journal of Nutrition, Health and Aging”, muitas pessoas que consumiram chá verde apresentaram melhorias na memória de trabalho e nas tarefas relacionadas à retenção e recuperação de informações. Além disso, a bebida contém L-teanina, um aminoácido que aprimora a concentração e ajuda a reduzir o estresse, aumentando também as ondas cerebrais teta, relacionadas ao sono profundo.
Uma pesquisa do “Journal of Medicinal Food” revelou que a combinação de L-teanina e cafeína no chá verde pode melhorar o desempenho cognitivo e a qualidade do sono, mantendo a pessoa alerta durante o dia enquanto promove um sono reparador.
Aqui estão alguns dos benefícios do chá verde:
1. Regula a pressão arterial: O chá verde possui catequinas, um composto bioativo com propriedades antioxidantes, que pode ajudar a relaxar os vasos sanguíneos e regular a pressão arterial.
2. Melhora o desempenho em exercícios: Essa infusão pode aprimorar o desempenho em atividades de resistência, possivelmente devido à maneira como o organismo utiliza as gorduras para gerar energia.
3. Previne doenças cardíacas: O chá verde ajuda a equilibrar os níveis de colesterol, especialmente o colesterol LDL, através de suas propriedades antioxidantes, além de inibir a formação de coágulos sanguíneos.
4. Promove a perda de peso: Com uma alta concentração de compostos bioativos, como cafeína, catequinas e polifenóis, o chá verde pode auxiliar na perda de peso e na redução da circunferência abdominal.
5. Combate a retenção de líquidos: A cafeína presente no chá verde possui propriedades diuréticas que ajudam a diminuir a retenção de líquidos.
Além disso, contém outros compostos em menor quantidade, como teobromina e teofilina, que também estimulam a diurese e podem ajudar a aliviar sintomas como a hipertensão.
Fonte : Ndmais
Comments