top of page
6 peças em aço inoxidável (16).png

Entre para o Clube do Consumo Inteligente
Ganhe um incrível presentes de boas-vindas, além de uma série de benefícios!

Saiba como lidar com a menopausa masculina, mais conhecida como Andropausa

  • Foto do escritor: Redação
    Redação
  • 21 de dez. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: 27 de dez. de 2024

A andropausa é uma fase de transição nos homens, marcada pela diminuição gradual dos níveis de testosterona, que é o principal hormônio masculino.



saiba o que é a andropausa
Saiba como lidar e o que é a andropausa


A Deficiência Androgênica do Envelhecimento Masculino (DAEM), conhecida popularmente como andropausa, é uma fase de transição nos homens em que ocorre a diminuição gradual dos níveis de testosterona, o principal hormônio masculino. Diferente da menopausa feminina, que acontece em uma época específica, a andropausa é um processo mais lento, geralmente iniciando por volta dos 40 anos e intensificando-se ao longo das décadas seguintes.


A redução dos níveis de testosterona pode impactar a saúde física e emocional dos homens, causando sintomas como falta de energia, alterações de humor, diminuição do desejo sexual, cansaço constante, irritabilidade, dificuldade para manter ereções, perda de massa muscular, além de sentimentos de tristeza e desmotivação. Esses sinais comumente se confundem com depressão e muitas vezes são ignorados, o que dificulta o diagnóstico e tratamento adequados.


Segundo a Sociedade Brasileira de Urologia (SBU), 57% dos homens não têm conhecimento sobre a andropausa e seus sintomas. É importante destacar que essa condição não afeta a todos de forma igual. Fatores como genética e estilo de vida podem influenciar a manifestação dos sintomas. Homens que são sedentários, enfrentam estresse crônico ou têm problemas de saúde como obesidade, hipertensão e diabetes, por exemplo, tendem a experimentar sintomas mais intensos, conforme explica o urologista Rogério Eirado do Centro Médico Elsimar Coutinho Day Hospital.

Para diagnosticar a andropausa, os médicos realizam exames clínicos e laboratoriais para medir os níveis de testosterona, além de avaliar os sintomas que o paciente está apresentando. Se os níveis hormonais estiverem muito baixos e estiverem afetando a qualidade de vida do paciente, o médico pode recomendar a terapia de reposição de testosterona. Esse tratamento é personalizado e cuidadosamente monitorado para prevenir possíveis efeitos colaterais.


Comentários


Siga nossos perfis nas redes sociais!
Conteúdos úteis e relevantes para você consumir de forma inteligente

  • Instagram
  • Facebook
Somos Consumidores (7).gif
Imagem do WhatsApp de 2025-05-22 à(s) 10.03_edited.jpg
bottom of page